Uma das maiores dores de todo o gestor de telecom é justamente entender os termos que vem na conta. O DDD – por exemplo – vem dividido em subníveis. O mesmo vale para as ligações celulares. A utilização de um sistema de gestão de despesas de telecom, como o Tarifador WS, ajudam e muito nessas horas.

Para ajudar você que ainda não utiliza um sistema de gestão, estamos disponibilizando artigos periódicos explicando sobre os principais tipos de ligação no Brasil. No artigo anterior, explicamos o que significa VC1, VC2 e VC3. Hoje é a vez de entendermos o que são os famosos “Degraus Tarifários” do DDD.

 

Antes de mais nada, o que é DDD?

DDD é um sigla para Discagem Direta à Distância. É uma forma de ligação telefônica automática entre duas difrentes localidades no Brasil.

O DDD é constituído por dois números que identificam a cidade/estado do número de destino.

Na hora da discagem, deve ser colocado antes do número da operadora: 0 + DDD + CÓDIGO DA OPERADORA + NÚMERO DE DESTINO DESEJADO

 

O que são esses Degraus Tarifários?

Segunda a própria definição da ANATEL são “a distância geodésica entre os centros das áreas tarifárias onde estão situadas as localidades de origem e destino”.

Podemos dividir em 4 diferentes níveis:

  • Degrau 1 (D1) compreendendo distâncias até 50 km;
  • Degrau 2 (D2) compreendendo distâncias maiores que 50 km e até 100 km;
  • Degrau 3 (D3) compreendendo distâncias maiores que 100 km e até 300 km; e
  • Degrau 4 (D4) compreendendo distâncias maiores que 300 km.

 

Leia também: O que é Telecom Expense Management (TEM)?